Quando falamos sobre moda, “tendências” se torna uma palavra-chave. Este é um termo que tem se colocado em voga nos últimos anos, tornando-se um dos principais indicativos para marcas, estilistas e entusiastas do segmento. Mas afinal, o que é uma tendência e como podemos estar por dentro das mais recentes?
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O que são tendências?
As tendências nada mais são do que uma direção, ou eventos que indicam a direção que algum setor da moda seguirá nas próximas temporadas. A sua definição é o que movimenta a criação e confecção de novas coleções, influenciando também sobre o consumo na sociedade.
Dentro da moda, uma tendência pode se referir a peças de roupa, acessórios, calçados, cores e até mesmo tecidos que compõem o gosto de um público consumidor. Saber identificar quais tendências cairão no gosto popular é parte crucial do trabalho daqueles envolvidos com a moda. Para isso é necessária muita expertise e estudo.
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Como são definidas as tendências?
As tendências da moda não surgem espontaneamente. Elas são, na verdade, desdobramentos do que chamamos de macrotendências.
Macrotendências são tendências globais que não apenas o mercado da moda segue. Elas são direcionamentos da sociedade e dos hábitos de consumo como um todo.
Como exemplo: um intenso estudo histórico, biológico, sociológico e econômico da origem a uma macrotendência como a sustentabilidade. Esta macrotendência é então absorvida pela indústria da moda que gera tendências de consumo como: roupas de produção sustentável, tecidos orgânicos, cores terrosas e tons de verde.
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Como se manter por dentro das tendências?
A moda tende a apresentar as suas novas tendências em grandes eventos ao longo do ano. O maior destes espetáculos é o New York Fashion Week, onde as principais grifes do mundo apresentam os resultados de seu trabalho de pesquisa e criação. Além deste, existem outros eventos a nível global, como o Milan Fashion Week, Paris Fashion Week e o São Paulo Fashion Week, que é o maior festival de moda da América Latina.
Acompanhar estes eventos é uma das principais formas que os entusiastas da moda têm de ficarem por dentro das novas tendências deste setor.
Para as marcas e estilistas que pretendem se manter antenados, ou aqueles verdadeiros apaixonados por moda, existem também eventos como as feiras Lineapelle New York e Milano.
Ela é a principal feira de fornecedores de insumos para a indústria da moda europeia e nela as empresas do setor têxtil apresentam suas tendências em tecidos, estampas, acessórios e couros.
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Ciclos da moda
Tendências são cíclicas e, atualmente, mais do que criar macrotendências, renovar antigas tendências, tem sido uma das melhores formas de conquistar os consumidores. Graças a isso, temos visto as retomadas de diversos estereótipos da moda dos anos 80, como as mangas bufantes, calças retas e bermudas jeans.
Essa retomada dos anos 80 é um exemplo de como a moda atua de maneira cíclica, neste caso sendo muito influenciada pela cultura pop antiga e o saudosismo do que seriam “tempos melhores”. É claro que os valores e costumes geracionais mudam e cabe aos estilistas e marcas saber adaptar essas tendências aos novos tempos.
A Courovale é referência no desenvolvimento de couros com acabamentos diferenciados, trabalhando com grandes marcas e estilistas. Fazemos parte deste mundo de tendências que guiam a indústria nacional e internacional da moda. Siga-nos nas redes sociais e saiba mais!
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