Conforme já frisamos, o couro é um material nobre e de procedência animal, podendo ter características diferentes entre cada pele, tanto na textura, cor, densidade ou imperfeições. Por ser um material natural, podemos dizer que o couro não tem defeitos e sim características próprias.
E por se tratar de peças que agregam valor e trazem um conceito de alto padrão, todo consumidor do produto deseja que ele permaneça com suas qualidades e características tão marcantes o maior tempo possível. A boa notícia é que é perfeitamente possível prolongar a vida útil dos artigos em couro!
Alguns cuidados são básicos e já conhecidos, como manter o produto em local arejado, seco e protegido da luz. Vamos pontuar outras dicas extremamente úteis e fáceis de seguir.
Primeiramente cheque a etiqueta do produto quanto aos cuidados de lavagem. Elas podem variar de acordo com o tipo de couro e acessórios. Você pode optar pela segurança da lavagem profissional, o que deve garantir o uso correto de produtos e processos adaptados para aquele acessório, sem o temor de manchar ou danificar.
Mas se você deseja fazer o procedimento em casa, o uso de um pano úmido pode ser uma saída eficaz. Utilize um pano macio, levemente úmido, para limpar pequenas áreas, sempre delicadamente e em movimentos circulares.
Importante frisar que produtos de limpeza doméstica estão vetados! Portanto esqueça o álcool, alvejantes e detergentes. Após esta higienização básica, deixa a peça secar à sombra. A incidência de sol sobre o couro úmido pode deformar o manchar a peça.
“Penteie” levemente a área úmida com uma escova de cerdas bem macia. Isso vai evitar que o corante do couro se acumule na parte úmida e manche a peça.
Procure guardar a peça em locais protegidos e arejados para evitar danos, longe de poeira, sem excesso de umidade. Guarde-a em sacos ou capas, protegendo-a da luz e calor, que podem manchar e ressecar. Mas lembre-se: o couro é uma pele e precisa respirar. Por isso, opte por capas e sacos de TNT ou algodão.
Utilize cabides acolchoados ou com uma espessura maior nas laterais, para evitar que a peça estique ou forme vincos nas dobras. Cabides de madeira são resistentes e bastante indicados.
E falando em vincos, há também outro meio de evitá-los. Você pode passar o ferro com cerca de 40° C, com um pano fino ou papel manteiga entre a peça e o ferro. Isso irá remover vincos leves. Para os vincos mais fortes, é recomendado levar a peça para uma lavanderia profissional para remover.
É frustrante perceber que uma peça em couro acabe “murchando” ou se descaracterize de sua forma original conforme o uso. Mas calma! Tem solução: as peças em couro, especialmente as bolsas com a forma mais quadrada, não devem ser dobradas ou amassadas dentro de armários.
Evite colocar peso em cima das peças, pois pode deformar e marcar. Procure acomodar as peças em pé, em nichos ou prateleiras. Um cabideiro também pode ser eficaz na manutenção e conservação da peça usada no dia a dia. Ah! E fiquem atentos quanto ao peso que você está levando dentro da bolsa, para que não sobrecarregue as alças.
E por fim, além dos cuidados básicos de lavagem e armazenamento, um “estímulo extra” pode dar um ganho significativo na vida útil do produto. E neste caso, recomendamos o uso de hidratantes específicos para serem aplicados no couro. São itens eficazes para manter a peça viva e revitalizada, com aspecto novo e brilhante. Por isso, não deixe de lado a hidratação do couro porque ela faz muita diferença e preserva suas peças por muito mais tempo.
Como o material é uma pele, há a possibilidade de ressecar. Isso pode causar rachaduras, danificando a peça. Passe um pouco do hidratante com o auxílio de um pano macio na superfície, em movimentos leves e circulares. Depois, deixe o couro secar naturalmente. Faça o procedimento pelo menos duas vezes por ano.
Gostou destas dicas rápidas e fáceis? Então nos acompanhe nas redes sociais da Courovale e fique por dentro de todas as novidades do setor!