O mercado do couro é uma indústria importante para o desenvolvimento econômico de muitos países, incluindo o Brasil. Além disso, se você tem familiaridade por produtos em couro, certamente conhece a qualidade, durabilidade e beleza que esta matéria-prima possui. Apesar disso, muito se questiona sobre a sustentabilidade na indústria do couro e quais os impactos dessa produção no meio ambiente.
É claro, o setor do couro, assim como qualquer outro segmento da indústria, possui pontos de atenção em diversas questões, inclusive na questão ambiental. Buscando tornar este mercado ecologicamente correto, empresas como a Courovale adotam diversas medidas sustentáveis.
Estas medidas vão desde a obtenção de certificações ambientais até o modo de produção e a cadeia de fornecimento destas indústrias. Neste texto você irá conhecer mais sobre a produção de couro no país e as principais iniciativas de desenvolvimento sustentável neste mercado.
Antes de mais nada, é importante entender que o couro é um subproduto da indústria alimentícia. Ou seja, sua utilização é benéfica para o meio ambiente, pois evita o desperdício de recursos e reduz a quantidade de resíduos. Além disso, o couro é um material natural que, após corretamente processado, pode ser transformado em um material biodegradável. Isso significa que, sofrendo processos específicos, ele pode se transformar em uma matéria orgânica que não causa danos ao meio ambiente, diferente de tecidos sintéticos derivados de petróleo.
Em comparação com os materiais sintéticos, por exemplo, a produção do couro envolve menos processos químicos e consumo de energia. Lembrando que outros produtos derivados do petróleo, como o poliéster e o nylon, também apresentam problemas ambientais. Isso ocorre pois a produção destes tecidos envolve a liberação de gases de efeito estufa e a geração de resíduos tóxicos.
Nos últimos anos, a indústria do couro tem feito grandes esforços para melhorar suas práticas e reduzir seu impacto ambiental. O CSCB – Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro – e o LWG – Leather Working Group – são dois exemplos disto. Estas organizações definem padrões ambientais para a produção de couro, assim como boas práticas de produção sustentável.
O CSCB é uma certificação voluntária que atesta a sustentabilidade do couro brasileiro. Ela avalia aspectos como gestão ambiental, gestão econômica, responsabilidade social, bem-estar animal e qualidade do produto final.
Já o LWG é uma organização internacional que estabelece padrões para a produção sustentável de couro. O LWG avalia a cadeia produtiva do couro, desde o processo de curtimento até o produto final, considerando aspectos ambientais, econômicos e sociais. A LWG ajuda as empresas a melhorar suas práticas de produção, reduzir seu impacto ambiental e garantir a qualidade do produto final.
Ao contar com fornecedores que adotam práticas sustentáveis as empresas e grandes marcas aumentam sua competitividade no mercado.
Comprometida com o desenvolvimento sustentável, a Courovale respeita e defende os recursos naturais através de medidas como:
Se você deseja conhecer mais sobre as medidas sustentáveis de nossa empresa acesse nosso site. Nele você conhecerá nossos processos produtivos, cuidados, valores e produtos.