1- O Brasil possui uma lei federal que proíbe o uso de expressões como “couro ecológico” ou “couro sintético”. A lei 4.888/65 determina que apenas artigos que tenham sido feitos em pele animal podem receber a denominação “couro”.
2 – A grife North Beach Leathers, responsável por desenhar e fabricar as roupas de couro que foram a marca registrada de artistas como Jimi Hendrix, Janis Joplin e Elvis Presley, nasceu a partir de couro do Brasil. Bill Morgan, estilista da marca, criou suas primeiras peças depois de uma visita ao Rio Grande do Sul, onde comprou diversas peles.
3 – As exportações de couro brasileiro responderam por 11% do total do superávit da balança comercial do país no ano de 2015.
4 – Desde o ano 2000, existe um projeto específico para incentivo às exportações de couro nacional: é o Brazilian Leather, realizado em parceria pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Desde o início do Brazilian Leather, as exportações brasileiras de couro cresceram 263%.
5 – Um curtume brasileiro ganhou o tradicional prêmio Tannery Of The Year (Curtume do Ano). A empresa foi agraciada com a premiação em Hong Kong, em março de 2016, pela excelência em práticas corporativas.
6 – Há no país uma certificação sem precedentes no mundo que reconhece os curtumes por suas práticas em sintonia com o tripé da sustentabilidade: economia, meio ambiente e sociedade. É a Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB), desenvolvida pelo CICB, baseada em normas da ABNT e auditada por organismos certificadores acreditados pelo Inmetro.
7 – O projeto reconhecido como o mais inovador ligado ao design de couro no mundo é brasileiro: trata-se do Design na Pele. Conjugando arte e moda dentro da produção curtidora, a iniciativa concebeu produtos inovadores tendo o couro como protagonista. O Design na Pele deu origem a uma exposição já vista e aplaudida em diversos países e faz parte do projeto Brazilian Leather, de CICB e Apex-Brasil.
8 – Mais de 80 países compram couro do Brasil. Os principais importadores são China, Itália e Estados Unidos.
9 – Para identificar a diferença entre o couro e um material sintético que tentar imitá-lo, fique atento: características como a absorção de umidade, transpiração e regulagem de temperatura são propriedades naturais do couro. O material sintético é incapaz de reproduzir artificialmente estas propriedades.
10 – O Brasil realiza uma mostra de peles com as tendências que serão trabalhadas pelos estilistas com duas estações de antecipação. É o Preview do Couro, resultado de uma grande pesquisa, mostrada sempre em primeira mão em São Paulo, no Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais.
Fonte: Assintecal
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