Entender o comportamento de consumo da sociedade é a melhor forma de inovar e entregar produtos ou serviços que atendam às principais necessidades do mercado de uma forma geral. No mundo da moda não é diferente, e cada vez mais a chamada Geração Z influencia em como as empresas e marcas precisam trabalhar questões como sustentabilidade e estilo de vida. Trata-se de um novo público consumidor, que passará a ditar os rumos do mercado, principalmente relacionados ao meio ambiente e com foco no bem-estar.
Desta forma, o escritório de estudos de tendências WGSN identificou o principal fator norteador para os próximos anos: a chamada Economia do Cuidado. De acordo com a instituição, a partir de 2024 os consumidores terão como foco buscar produtos e serviços que atendam as suas principais necessidades, tanto de forma funcional quanto emocional, em suas rotinas.
Isto significa que uma considerável parcela do público terá como tendência de consumo priorizar itens que geram uma maior sensação de bem-estar, calmaria e acolhimento, tanto dentro de casa como em qualquer lugar por onde a pessoa passe.
O consumo com foco no bem-estar
Esta nova tendência de consumo se aplica na indústria da moda a partir de conceitos de conforto e sustentabilidade. Ou seja, o produto precisa transmitir a mensagem de bem-estar, multifuncionalidade, longevidade e design responsável para atender aos anseios e escolhas feitas a partir do estilo de vida flexível do consumidor da Geração Z e/ou influenciado por esta.
Tudo isto pode ser identificado em peças feitas com tecidos, cores e acabamentos diferenciados no couro, assim como nas indústrias que participam de uma cadeia produtiva de upcycling, incentivando o movimento de reaproveitamento de materiais e fomentando um pensamento sustentável.
Além disso, um pouco desta tendência pôde ser percebida nas passarelas através do estilo Oversized de bolsas e acessórios, estimulando de forma exagerada a busca por uma vida mais confortável, como uma forma de contrapor às pressões do dia a dia.
A Courovale busca incessantemente manter-se a par de todas as tendências de consumo da sociedade, desenvolvendo coleções que atendam às necessidades do mercado e que auxiliem grandes marcas a fabricarem produtos que contemplem os anseios de seus consumidores. Entre em contato e conheça nossos artigos.
Comments are closed.