A preocupação do mercado acerca da sustentabilidade na cadeia produtiva do calçado tem trazido à tona um conceito norteador para o trabalho de todas as empresas que fazem parte do segmento: o ESG na moda. Muito mais do que um guia de ações ambientais para o futuro da indústria, trata-se de um conceito que aborda questões de gestão e também entende a importância social da empresa perante a comunidade.
Tais pontos cada vez mais se colocam como essenciais em tomadas de decisões e análises de mercado, fazendo com que as empresas se adequem perante tais exigências de consumo a nível global. Entenda mais sobre o ESG na moda e como a Courovale atua ativamente dentro da cadeia produtiva do calçado. Confira!
Em suma, ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em inglês). Trata-se de um conjunto de práticas destas respectivas áreas que, quando aplicadas, contribuem de forma efetiva no desenvolvimento sustentável. No mundo da moda, o ESG atua também como norteador para fomentar padrões de conduta perante as tendências de consumo no mercado e a competitividade entre empresas.
No quesito ambiental, o ESG propõe práticas que reduzem a pegada de carbono, como a redução do uso de plástico e derivados do petróleo, assim como o descarte e tratamento correto de resíduos. Já no âmbito social, o foco está em promover a diversidade e a inclusão no mercado de trabalho, respeitando os direitos humanos. Por fim, no contexto de governança estão as práticas de fomentar relações de trabalho justas e investimento em capital humano.
Entendendo a necessidade de trabalhar todos os pontos do ESG na moda, a Courovale tem objetivos e ações definidas que a colocam como uma empresa referência em promover um desenvolvimento ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. Este é o nosso fator norteador para a realização de atividades sustentáveis, seja em nossos processos produtivos internos, na gestão de pessoas e clientes, ou no convívio com a comunidade da região na qual estamos inseridos.
Tal conduta, que aborda desde a rastreabilidade do couro, gestão de resíduos, reuso de água, cuidado com substâncias restritivas e ações de desenvolvimento da comunidade regional, resultou em certificações a nível nacional (Diamante pelo CSCB) e internacional (Silver pela LWG).
Entretanto, a pauta da sustentabilidade é incrementada sistematicamente em nossa conduta. Para isto, participamos também de encontros que dialogam sobre a temática dentro da cadeia produtiva do calçado, como as Rodadas de Negócios da Sustentabilidade, promovida pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).
Estes eventos servem para apontar caminhos a serem tomados a fim de atender a todos os movimentos do mercado, estando em sintonia com o conceito do ESG na moda. Desta forma, trabalhamos no desenvolvimento de coleções que atendem às principais tendências de consumo da sociedade, cada vez mais voltadas ao interesse por artigos com uma pegada ecologicamente correta.
Assim, a Courovale se propõe a assumir um papel de exemplo de conduta no âmbito empresarial com relação à sustentabilidade. Conheça mais detalhes sobre a nossa política de ações para o tema e entre em contato conosco!