Como empresa que trabalha em um segmento envolvido diretamente em questões ambientais, a Courovale sempre teve uma preocupação em participar de projetos que visem o desenvolvimento da sociedade como um todo, com valores que remetem à preservação e à sustentabilidade.
Por estabelecer normas de desenvolvimento sustentável e estar bem estruturada nos três princípios da sustentabilidade, que são os aspectos econômicos, ambientais e sociais, a Courovale é reconhecida com medalha ouro na certificação LWG (Leather Working Group) e selo diamante na certificação CSCB (Certificação de Sustentabilidade do Couros Brasileiro).
Portanto, é através de práticas sustentáveis que a Courovale se fortalece na própria organização e com todos que se relacionam com ela. E uma destas ações é a participação da empresa no Projeto Arborizar. Pelo terceiro ano consecutivo, a Courovale está apoiando este projeto, que tem como finalidade reunir empresas da Região Metropolitana de Porto Alegre em prol de ações que busquem a preservação do meio ambiente.
Entre as principais atividades, está o plantio de mudas de árvores e educação ambiental nas zonas urbanas das cidades de Estância Velha e Novo Hamburgo, com a finalidade de promover uma melhoria no ar e uma cidade mais verde, fomentando uma comunidade sustentável.
Além disso, promove o bem-estar das comunidades, aumentando a área de sombreamento de ruas e avenidas, reduzindo as zonas de calor. É, portanto, uma tarefa prática que busca resultados práticos!
Ao todo, são 100 mudas de árvores que valorizam a flora nacional, com espécies de ipê-amarelo, ipê-roxo, pitangueira, araçá e cerejeira, que irão absorver 16 toneladas de carbono. Não bastando esta transformação que a medida busca nas áreas de plantio, alguns cuidados também são levados em consideração para uma política realmente eficaz e de longo prazo.
Entre estes, o estudo de viabilidade de plantio, que analisa a área para que não sejam afetados sistemas de fiação elétrica ou encanamentos submersos no solo, entre tantas outras questões ligadas à infraestrutura urbana.
As mudas serão monitoradas por oito meses, período de adaptação onde as plantas são mais sensíveis aos fatores externos, uma vez que estão se adaptando aos novos locais.
A ação estimula a curiosidade da sociedade e todas as mudas recebem plaquinhas de identificação, que traz não somente a marca da empresa responsável pelo plantio e manutenção da mesma, bem como informações técnicas e biológicas da árvore. Esta proposta gera engajamento da comunidade com as empresas, bem como estimula o conhecimento e a necessidade de preservação da natureza.
Trata-se de uma ação coletiva criada em 2016 que engaja diversos segmentos da iniciativa pública e privada, como universidades, prefeituras, câmaras de vereadores, empresas e organizações não-governamentais (ONGs).
Com o objetivo central do projeto, o “verde” sendo o protagonista das ações, a iniciativa estimula uma série de ações que visam a preservação da natureza, o estímulo de novas frentes socioambientais em áreas urbanas, para gerar uma sociedade mais “rica” em termos sustentáveis e promover um futuro melhor para todos.
A Courovale se identifica com estes valores e se orgulha em fazer parte deste cenário próspero. Entre em contato e saiba mais sobre esta ação e sobre nossa política de sustentabilidade.