Sustentabilidade

Estudo sobre as percepções do consumidor acerca da moda sustentável

Engana-se quem pensa que aplicar ações sustentáveis é apenas utilizar processos internos ambientalmente corretos. Vai muito além disso, chegando inclusive em como as marcas tratam a sua própria imagem e condutas perante o público consumidor, clientes, colaboradores e demais agentes participantes do mercado. Estes cuidados se tornam ainda mais fulcrais quando trazemos o assunto para o universo da sustentabilidade na moda.

Afinal, estamos falando de itens presentes em todos os momentos da vida de uma pessoa e que estão em contato direto com a pele e os sentimentos desta. Vestir uma roupa, calçar um sapato ou utilizar um acessório tornou-se mais do que uma simples necessidade humana. Passou a fazer parte da natureza do consumidor, apresentando seus ideais, suas bandeiras e, principalmente, sua personalidade. Sem estes itens, ficamos despidos da nossa própria essência.

Percepções sobre a moda sustentável

Por conta desta necessidade do mercado em se adaptar a estes conceitos, o Movimento ModaComVerso, liderado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), desenvolveu uma pesquisa que aponta as principais percepções, hábitos e tendências de consumo da sociedade acerca da sustentabilidade na moda, levando em conta seus aspectos sociais, ambientais e econômicos.

Este panorama traz dados relevantes para a conduta de empresas e profissionais que lidam diariamente com a moda. Entre as percepções, o estudo destaca que 85% dos compradores dão preferência por adquirirem produtos de empresas que apoiam e/ou utilizam ações sustentáveis.

Além disso, 3 em cada 4 pessoas afirmam que estão dispostas a pagar um pouco mais por estes itens.

Vale destacar que, entre as causas mais apoiadas pelos consumidores, de acordo com a pesquisa, estão o combate ao racismo e ao trabalho forçado, além da busca pela promoção da igualdade entre homens e mulheres, inclusão social e práticas que respeitem o meio ambiente.

Isto se reflete em outro diagnóstico apontado no estudo. Oito em cada 10 pessoas afirmam que deixariam de comprar um produto ou serviço de marcas envolvidas em escândalos relacionados a causas sociais, como o racismo ou trabalho semelhante à escravidão.

Segundo o Movimento ModaComVerso, estes dois tópicos são as principais iniciativas que a indústria da moda brasileira deve trabalhar, promovendo ações combativas. Entre outros apontamentos relevantes da pesquisa estão:

  • A cada 10 compradores, 3 já afirmaram terem deixado de fato de adquirir um produto de empresa envolvida em denúncias e acusações;
  • Nove a cada 10 pessoas teriam como preferência comprar produtos com selos que indicassem que o item foi produzido de forma sustentável e sem trabalho forçado;
  • Entre 2019 e 2022, cresceu em 15% o número de entrevistados que apontam o combate ao racismo como a principal causa social a ser defendida na indústria da moda;
  • No mesmo período, cresceram em 2% as menções sobre promover ações para auxiliar imigrantes e refugiados.

A Courovale possui certificações nacionais e internacionais que reconhecem o empenho em praticar ações de viés sustentável em seus processos operacionais. Nos colocamos como uma empresa de referência e comprometida com o desenvolvimento socialmente justo, ambientalmente e economicamente engajado. Conheça nossa política de sustentabilidade e entre em contato para saber mais!