Prover uma cadeia produtiva sustentável e com foco no desenvolvimento de artigos a partir de uma produção limpa é um dos pilares de trabalho da Courovale. Entendemos a necessidade de utilizarmos de tecnologias e processos produtivos com foco em redução de ações que possam contaminar o meio ambiente, respeitando e defendendo os recursos naturais para as futuras gerações que os necessitarão.
Nossos artigos entregam muito mais do que sofisticação em acabamentos, estampas e gravações. Eles valorizam a qualidade de vida de toda a sociedade.
Ao fazermos parte de uma indústria que trabalha com o couro, acabamos por gerar solução ao transformar aquilo que seria um passivo ambiental residual do processo produtivo de pecuária e frigoríficos, a pele bovina, em riqueza através de artigos elegantes, inovadores e com diversas aplicações. Este é o principal objetivo de uma indústria upcycling.
Este termo trata sobre a prática da reutilização criativa de resíduos – ou seja, de itens aparentemente sem utilidade – em produtos novos, mantendo as características principais do material de origem. Por conta disto, ela se difere da reciclagem, que ocorre quando um resíduo é praticamente desmanchado ou dissolvido para convertê-lo em outro produto.
Ao desenvolver a prática de upcycling com diferentes materiais até então descartados e dando um novo propósito a eles, as indústrias acabam por agregar valor a este novo produto através da criatividade. Esta reutilização pode ser utilizada em diversos segmentos produtivos, como em móveis, decoração e, principalmente, na moda.
Todo o processo realizado por curtumes faz parte do upcycling, tendo em vista que o setor trabalha com um subproduto que, caso não reutilizado, seria descartado, gerando um enorme impacto ambiental. A transformação de peles bovinas em artigos serve justamente para evitar este dano ao meio ambiente, além de prover de itens largamente utilizados em indústrias como calçadista, moveleira, automotiva, esportiva, confecções em geral e muitas outras.
Segundo o Centro de Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), esta reutilização de peles animais por curtumes ainda gera insumos que são destinados para segmentos como biodiesel, fertilizantes, farmacêutica, higiene, limpeza e muito mais, fomentando a sustentabilidade ao participar de uma economia circular.
A Courovale faz parte deste cenário de responsabilidade ambiental, agregando também com processos produtivos que atendem a 100% dos critérios destacados pela Norma ABNT NBR 16296 e recebendo a Certificação Diamante da CSCB, uma das primeiras do Brasil. Conheça um pouco mais da nossa política de sustentabilidade e entre em contato conosco!