Quando falamos em calçados, uma das primeiras imagens que vêm à cabeça está na de sapatos de couro. Isto porque este material sempre foi protagonista se colocando como artigo de luxo. Desde os primórdios da humanidade, o couro foi sendo utilizado para a fabricação de calçados, roupas, utensílios como baldes e garrafas, além de equipamentos balísticos, de proteção durante batalhas.
Ou seja, o chamado “tecido mais antigo do mundo” também se coloca como versátil, podendo oferecer qualidade, durabilidade e eficiência para diversos produtos derivados dele. Entretanto, foi a partir da Idade Média que começou a se difundir o conceito de nobreza e poder que o couro possuía, sendo vastamente utilizado na vestimenta, nos calçados e acessórios da classe alta nesta época da humanidade.
Com o advento tecnológico proveniente das revoluções industriais que transformaram os processos produtivos, o tratamento da pele animal para se tornar em couro passou a se tornar mais facilitado e prático, mas sem perder suas características principais de durabilidade e sofisticação. Este tratamento, chamado de curtimento, também difundiu sua aplicação para a fabricação de produtos derivados deste na indústria, tornando mais acessível para o restante da sociedade.
Isto ocorreu em função da criação de máquinas e equipamentos para a realização de curtimento e acabamentos. Destacam-se maquinários como fulões, prensas e matrizaria.
Atualmente, o couro está por toda a parte, mas isto não significa que ele tenha perdido seu alto valor agregado. Ele segue sendo sinônimo de requinte e elegância para quem os utiliza. Além disso, o couro possui uma importância histórica e econômica para o Brasil, por conta do nosso país ser um dos maiores produtores mundiais e exportadores deste material, gerando riqueza e desenvolvimento para a nossa sociedade.
A Courovale faz parte desta transformação e deste desenvolvimento a partir do couro, se colocando como parceira de indústrias calçadistas que trabalham com artigos de alta qualidade. Conheça nossos artigos e entre em contato conosco!
Comments are closed.